A ALMA TRISTE ABATE O ESPÍRITO


Salmos 77
1 Levanto a Deus a minha voz; a Deus levanto a minha voz, para que ele me ouça. 2 No dia da minha angústia busco ao Senhor; de noite a minha mão fica estendida e não se cansa; a minha alma recusa ser consolada. 3 Lembro-me de Deus, e me lamento; queixo-me, e o meu espírito desfalece. 4 Conservas vigilantes os meus olhos; estou tão perturbado que não posso falar. 5 Considero os dias da antigüidade, os anos dos tempos passados. 6 De noite lembro-me do meu cântico; consulto com o meu coração, e examino o meu espírito.  7 Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? 8 Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se a sua promessa para todas as gerações. 9 Esqueceu-se Deus de ser compassivo? Ou na sua ira encerrou ele as suas ternas misericórdias? 10 E eu digo: Isto é minha enfermidade; acaso se mudou a destra do Altíssimo? 11  Recordarei os feitos do Senhor; sim, me lembrarei das tuas maravilhas da antigüidade. 12 Meditarei também em todas as tuas obras, e ponderarei os teus feitos poderosos 13 O teu caminho, ó Deus, é em santidade; que deus é grande como o nosso Deus? 14 Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu tens feito notória a tua força entre os povos. 15 Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. 16 As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram. 17 As nuvens desfizeram-se em água; os céus retumbaram; as tuas flechas também correram de uma para outra parte. 18 A voz do teu trovão estava no redemoinho; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu. 19 Pelo mar foi teu caminho, e tuas veredas pelas grandes águas; e as tuas pegadas não foram conhecidas.  20 Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.

Há momentos que nos angustiamos, estamos abatidos, e sem entender por que estamos nos sentindo assim, na maioria das vezes somos movidos por pensamentos e sentimentos que nos deixam mais tristes e abatidos ainda, mas ao meditar nesse texto percebo algo revelador de Deus pra minha vida e para a vida daqueles que tem o Espírito de Deus.
Pra começar precisamos compreender que o fato de termos o Espírito Santo não significa que estamos isentos de termos momentos de tristeza e perturbações, no texto em salmos percebemos um homem de Deus, descrevendo o que está no seu coração, Asafe era diretor de música, ministrava no santuario do altíssimo, e mesmo assim ele descreve sua angustia e a necessidade de restauração da sua alegria e desejo pela vida, em muitas passagens Bíblicas vamos encontrar os heróis bíblicos, homens de grande fé, mas que em determinado momento foram tomados de angustia e perda da vontade de viver, isso nos mostra que não somos os primeiros a passarmos por uma crise emocional.
Tudo começa no emocional, afeta o espiritual e finaliza no corpo, causando males que em muitos casos levam as pessoas a cometerem loucura, perdem completamente o sentido da vida, não reconhecem a existência do Deus vivo e são acometidos de enfermidades que pode finalizar com a perda da vida.
A alma anela por refrigério, e esse refrigério vem do altíssimo, por isso precisamos buscar em Deus a completa felicidade nos guardando de sentimentos que trazem perturbações, um emocional fragilizado tem a capacidade negativa de permitir o crescimento da tristeza e conseqüentemente causa o abatimento do nosso espírito que por sua vez perde a comunhão com Deus, ao permitirmos a angustia abrimos portas para o sentimento de culpa, desejo de vingança, e sentimento de abandono. Somos motivados a pensar que estamos nesta situação por que não somos dignos de desfrutarmos dos benefícios que Deus nos proporcionou, quando isso acontece o diabo tem a oportunidade de alimentar ainda mais esse sentimento destrutivo que invade o nosso ser e destrói a esperança de que receberemos a vitoria que temos buscado em Deus, uma pessoa sem esperança não pode confiar na promessa de Deus, ela deseja agir por conta própria, uma das coisas mais comum também é a pessoa angustiada buscar responsabilizar alguém e claro alimenta a vingança no seu coração gerando uma crise emocional gigantesca, esta vingança dar-se pelo desejo de ver o outro em uma situação pior a que ele se encontra, aumentando também a sensação de abandono, começamos a pensar, estou sozinho, ninguém se importa comigo, nem mesmo Deus tem se importado comigo. Para uma pessoa que tem o Espírito Santo, é de suma importância que ela perceba que ela tem o que muitos gostariam de ter mais não sabem como ter, que é a presença real e gloriosa do Deus onipotente habitando no seu interior, invisível ao olho humano, porem presente e atuante na vida dessa pessoa. Se permitimos que o nosso espírito venha conduzir nossa alma, veremos as coisas de um modo mais otimista, teremos uma perspectiva mais positiva e com certeza vamos perceber que temos o privilegio impar para desfrutarmos das obras  maravilhosas que Deus criou, por que certamente o nosso espírito nos mostrará o milagre que Deus tem operado em nossa vidas, ele nos mostrará os livramentos que Deus nos tem dado dia após dia...
  
Pr. Valdenir Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOU UM PROJETO DE DEUS

UMA ÚNICA SAÍDA