JESUS VEIO NOS SALVAR DA CONDENAÇÃO ETERNA

Texto: Efésios 2.1,10 

INTRODUÇÃO; A carta aos Efésios, conhecida como a carta das regiões celestiais, é uma carta que aborda os grandes dilemas da vida humana, como, pecado, vitoria em meios as dificuldades, morte e graça salvadora. Quando lida e meditada com o auxilio do Espírito Santo, ela consegue trazer direção e convicção do chamado de Deus através do sacrifício de Jesus Cristo para a vida de quem almeja a revelação de Deus. A vivificação do homem é o resultado da graça abundante de Deus que lhe foi concedida, alcançando com isso por meio do arrependimento e confissão de fé em Jesus Cristo como senhor e salvador a justificação e assegurando a salvação eterna. Com isso o texto nos mostra as condições para que se possa ser considerado salvo... 

1. PARA SER SALVO É PRECISO RECEBER Á INTERVEÇÃO DIVINA DA SALVAÇÃO. Essa intervenção divina está relacionada a graça que só pode vir de Deus, ou seja Jesus Cristo deu-se em sacrifício para conceder a aqueles que crêem no seu nome a salvação eterna, o que o homem pode fazer mesmo se tratando da graça (favor imerecido), é arrepender-se dos seus pecados, para que mediante esse arrependimento venha o perdão de Deus, arrepender-se é reconhecer que somos pecadores (injustos), e carentes de Deus. Em LUCAS 5.32 Jesus disse; Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento. Arrependimento não é o peso de consciência nem remoço por infringir regras, mas é o constrangimento do amor de Deus que produz sentimentos de desagradarão a Deus e a si mesmo, mas que leva a pessoa a voltar atrás com sinceridade de coração e certeza de não praticar mais os mesmo erros. Em II CORÍNTIOS 7.10 O Apostolo Paulo diz; Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte. Na intervenção de Deus o homem consegue nascer de novo, ou seja, ser Vivificados espiritualmente é algo que humanamente falando é impossível, mas pela graça soberana de Deus, por meio de Jesus Cristo esse milagre acontece na vida daqueles que reconhecem e recebem a Jesus como Senhor e salvador. Jesus diz em JOÃO 3.5 - Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O novo nascimento deve acontecer pela condição de pecador em que o homem se encontra antes da regeneração. EFÉSIOS 2.1 - Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados. A vivificação ou novo nascimento, se dar pela presença majestosa de Deus na vida do homem espiritual, o grande onipotente, o supremo criador de tudo e todas habitando dentro de um ser antes morto espiritualmente, mas agora regenerado, justiçado, transformado e salvo. ISAÍAS 57.15 - Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos. 

2. NINGUÉM É SALVO PELAS OBRAS (Boas ações). A muitos enganos sobre a doutrina salvação de Deus para o homem, entre elas é muito comum, a crença de que as obras podem abrir as portas dos céus para que essa pessoa possa ali passar a eternidade, mas uma coisa é certa, SÓ JESUS PODE NOS DAR SALVAÇÃO, Ele é Deus único que não pode ser manipulado por obras. JUDAS 1.25 - ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém. As obras praticada, seja segundo a lei, ou boas obras para o os outro, não modifica o projeto e propósito de Deus da justificação pela fé, antes estávamos mortos nas nossa ofensas, mas fomos vivificados por meio da fé, e essa fé certamente produzirá boas obras. EFÉSIOS 2.5-8,9 – Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.II TIMÓTEO 1.8,9 - Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus, que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos, Deus se revelou a través da sua PALAVRA e ela ABRE OS OLHOS DO HOMEM natural, ela tira a cegueira espiritual, trazendo clareza e convicção do chamado de Deus a santidade, mas muitos não ouvem essa palavra de revelação, rejeitando dessa forma a luz que clareia a escuridão da ignorância, deixando de receber a fé que vem de Deus. ROMONOS 10.16,17 - Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem?Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. 

CONCLUSÃO; O que opera a salvação é a graça (favor imerecido) de Deus mediante a fé (vv 5,8) isso incluem os seguintes passos; Chamada ao arrependimento, a fé, recebimento do Espírito Santo na pessoa, gerando santificação. Devemos ter em mente que a misericórdia de Deus nos alcançou. ROMANOS 3.24,28 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está logo a jactância (orgulho)? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Concluímos, pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. 

                           Pr. Valdenir Soares Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOU UM PROJETO DE DEUS

UMA ÚNICA SAÍDA